Terapia a Vela

Dá para tocar uma carreira morando em um veleiro?

“O que processamos sentindo aprendemos”. E que melhor maneira de processar se não fazendo, experimentando! A partir desta premissa criamos a “Sailing Therapy”, convidei meus pacientes a aprender a navegar a vela, algo que eu e meus 3 filhos já praticamos a muitos anos, desde que vivíamos na Espanha. Com esta ideia pude juntar minha paixão por navegar, meu amor pelo meu trabalho e o interesse dos meus pacientes.

A maioria de meus pacientes sente uma atração natural por esportes de risco e atividades de lazer com um nível de excitação elevado. Assim que a navegação à vela é uma ótima alternativa. Principalmente porque a navegação à vela requer treinamento disciplinado e exercícios de repetição para controlar as demandas do mar e manejo com o barco. Também trabalhamos com Estratégias de Memória e de Aprendizagem: pensar elaborativamente, estruturar, significar, correlacionar, ilustrar, estudar a teoria de navegação; desenvolvendo uma aproximação a sofisticação mental tão necessária para um desenvolvimento saudável e de rendimento satisfatório para a vida dos meus pacientes.

A convivência durante as horas de navegação ajuda na mudança de hábitos diários de socialização, onde trabalhar em equipe significa sua sobrevivência no mar e seu grau de diversão, tão necessários para um bom relacionamento com o outro e com o seu entorno, o que diretamente se vê refletido no ambiente familiar, relatado pelos próprios pais – “change daily habits”.

Nosso objetivo futuro é fazer uma análise de quanto à navegação à vela como esporte terapêutico e de lazer pode influir positivamente no comportamento e nas qualificações escolares das crianças e adolescentes que a praticam.

Normalmente contamos com um grupo máximo de 5 pessoas, sendo dois pacientes de idades próximas, o capitão que neste caso sou eu a psicóloga, um dos meus filhos que conhecem muito bem as técnicas de navegação e um Capitão auxiliar.

Como divulgação desta nova experiência, estamos criando e desenvolvendo juntos um blog em nossa web www.clariceperes.com onde compartilhamos nosso trabalho.

Bem Vindos a bordo desta aventura!!!” Navegar é preciso! E tratar o ADHD também”!

Íntegra Planeta Brasil acompanha Encontro de Caravaneirosa
Como é a vida em um veleiro