PORTUGUÊS
Como é que o cérebro funciona?
Como surge a inteligência? Podemos replicar em máquinas?
E se estamos nos concentrando no que não é tão importante: na inteligência.
“Não somos uma gota no oceano… Somos o oceano na gota”. Rumi
Eu gosto dessa metáfora para falar sobre o cérebro, todos os nossos cérebros estão de alguma forma conectados uns aos outros e muito em breve a AI pode ser útil para impulsionar isso!
O cérebro permanece um mistério, altruísta e complexo.
É composto por mais do que apenas células nervosas (neurônios). Embora existam entre 86 e 100 bilhões de neurônios no cérebro, há aproximadamente o mesmo número de células gliais no cérebro, por exemplo.
Precisamos entender melhor os mecanismos neurais pelos quais os polformismos genéticos produzem os fenótipos cognitivos e comportamentais evidentes nos transtornos psiquiátricos infantis, para poder tratá-los e aumentar a qualidade de vida de meus pacientes e de seus familiares. E usar AI para isso é maravilhoso!
Um novo desafio aberto testa se os modelos algorítmicos podem explicar a atividade do cérebro humano em tarefas cognitivas, e talvez um dia tambem em tarefas psicológicas, emocionais e talvez intuitivas, espirituais e transcendentais, incentivando a interação entre pesquisadores que estudam inteligência natural e artificial.
Essas são questões que os cientistas que estudam a inteligência natural e artificial têm ponderado por décadas. Hoje os alunos aprendem conceitos que têm bases teóricas sólidas em ambos os campos: redes neurais, aprendizagem por reforço, atenção, memória de trabalho e esquemas. Ao melhorar a comunicação entre os campos, podemos desenvolver ciclos de reforço que geram novos insights para definir direções de pesquisa para inteligência natural e artificial.
“A revolução digital está transformando nossas vidas. É importante que todos entendamos o que é, poder, como em todo trabalho humano, direcioná-lo para o bem-estar de todos e evitar que quem tem dinheiro, poder e influência o monopolize, especule e nos manipule ” .
Ser ético nesta revolução é fundamental!